Criança resgatada de cárcere privado estava 'muito apática' e ficou 'deslumbrada' ao sair da casa, diz Conselho Tutelar
05/09/2025
(Foto: Reprodução) Menina de 6 anos é resgatada de cárcere privado em Sorocaba
A criança de seis anos resgatada de um cárcere privado estava "muito apática" e ficou "deslumbrada com o mundo" ao sair da casa, que fica no Jardim Santa Esmeralda, em Sorocaba (SP), segundo o Conselho Tutelar. Os pais dela foram presos nesta quinta-feira (4).
"Quando nos encontramos com ela, estava muito apática. O cabelo tinha um nó único, como se nunca tivesse sido lavado. Ela estava sem se alimentar e ficou deslumbrada com tudo, com o mundo, como se nunca tivesse saído da casa", disse a conselheira tutelar Lígia Guerra em entrevista à TV TEM.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
A menina foi localizada após uma denúncia anônima. Ela foi encaminhada para o Conselho Tutelar, acolhida em um abrigo e passará por exames médicos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A conselheira informou à TV TEM que a criança precisou cortar o cabelo.
Segundo Lígia, a criança não sabe falar e não consegue se comunicar, apenas emite alguns sons. "Todos os direitos dela foram violados. Ela nunca conviveu com outras crianças", explica.
Casa onde criança foi encontrada em Sorocaba (SP)
Divulgação
De acordo com a Polícia Civil, a criança nunca teve acesso à escola, vacinação ou qualquer atendimento de saúde. A corporação também informou que a menina não se alimentava com comida sólida.
A delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Renata Zanin, disse que conversou com a genitora da criança e que a mulher "parece não entender a gravidade da situação". Assista acima.
Três celulares foram apreendidos na casa e passarão por perícia. A delegada informou que aguarda a devolutiva dos médicos que atenderam a vítima. "A partir daí, vamos determinar o que aconteceu com a criança e o que ela vai carregar pro resto da vida dela", explica.
A mulher, de 45 anos, e o homem, de 54, foram levados para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde foram ouvidos. Os dois estão presos temporariamente por 30 dias e devem passar por uma audiência de custódia nesta sexta-feira (5). A princípio, ambos respondem por cárcere privado.
Menina de 6 anos é resgatada de cárcere privado em Sorocaba
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM