Motorista descobre que carro foi clonado por criminosos vendo reportagem do Bom Dia Rio
20/10/2025
(Foto: Reprodução) Mulher descobre que carro foi clonado ver cópia no Bom Dia Rio
Uma motorista descobriu que seu carro havia sido clonado ao ver a cópia em uma notícia do Bom Dia Rio. Ela procurou a Polícia Civil e registrou a ocorrência. Leonara Guimarães estava se arrumando para sair de casa na semana passada quando acompanhava as notícias e viu o carro em uma perseguição em Mesquita.
“Estava sentada tomando café da manhã, assistindo o Bom Dia Rio, quando vi a perseguição de um carro parecido com o meu. Aí eu fui ver, a polícia estava perseguindo os bandidos. Quando fui verificar, era o meu carro. Olhei pela janela para ver se meu carro estava aqui. Estava e era idêntico: a placa, a cor, tudo igualzinho”, afirmou Leonara.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
O carro passou por perícia e, agora, toda vez que sai, ela precisa levar o registro de ocorrência para evitar qualquer problema. O carro clonado foi apreendido pela polícia.
A Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis disse que as investigações estão em andamento.
Leonara descobriu que o carro tinha sido clonado vendo TV
Reprodução/ TV Globo
A denúncia de casos como o de Leonara devem ser feitas na polícia. Caso a clonagem seja comprovada, cabe ao Detran fazer a troca da placa.
Antes de comprar o veículo, o motorista pode consultar no site do Detran verificar se o número de identificação do veículo e que está no chassi, no motor e no vidro é o mesmo que consta no documento.
Por fim, o comprador também pode checar se o chassi tem sinais de adulteração, inclusive com a ajuda de um especialista.
Recomendações do Detran sobre veículos clonados
Reprodução/ TV Globo
O designer Rodrigo Mello comprou uma moto nova em 2022 em uma concessionária. Meses depois, ele começou a receber as multas indevidas.
“A gente tem diversas provas, com o rastreio do seguro dizendo que eu não estou nos locais que ocorreram as multas, mas o que mais me intriga é que, no ano de 2023, o clone realmente foi apreendido e ele hoje se encontra no Pátio Legal. Três meses depois, começaram a chegar novas multas e foi constatado que tem um novo clone rodando”, contou Rodrigo.
Em julho de 2023, ele entrou com um novo processo no Detran pedindo, mais uma vez, a troca de placa. O problema ainda não foi resolvido.
Em maio deste ano, Rodrigo foi parado em uma blitz e, mesmo apresentando todos os documentos em dia, a moto foi apreendida.
O veículo tem mais de 40 multas. Rodrigo recorreu à Justiça para conseguir a troca da placa e a renovação da carteira de motorista.
“Eu tive que, junto da minha esposa, abrir mão da nossa festa de casamento para poder tirar a moto do pátio, pagar um advogado para recorrer das multas, pagar parte das multas, e também pagar o pátio”, disse o designer.
A Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis também investiga o caso.
O Detran informou que o dono da moto não apresentou os documentos exigidos e, por isso, o processo foi arquivado.